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O Programa

A proposta de criação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UEM começou a ser elaborada no segundo semestre de 2008 a partir de uma solicitação da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá que, por sua vez, atendia a uma demanda do Governo do Estado do Paraná através da Escola de Governo. Trata-se de uma proposta que prioriza a formação para a elaboração, implementação e gestão de políticas públicas, com vistas ao atendimento do setor público e das esferas do Governo responsáveis por esta elaboração e monitoramento. Além disso, a opção pela modalidade profissionalizante atende às especificidades do público que se busca qualificar, ou seja, dos servidores públicos.

Desde a sua criação o programa já formou dezenas de profissionais, contribuindo para a melhoria do serviço público paranaense, com pesquisas com potencial gerador de produtos e intervenções. Em 2016 ocorreram as defesas de trabalhos de conclusão de cursos da terceira turma e em breve serão divulgados os editais para a seleção da quarta turma, com início previsto para o primeiro semestre de 2017.

 

AREA DE CONCENTRAÇÃO

ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

LINHAS DE PESQUISA

Em 2016 o colegiado do programa promoveu uma reconfiguração das linhas de pesquisa. As novas linhas, descritas abaixo,  estarão ativas para a quarta turma do mestrado (2017).

Processos Participativos em Políticas Públicas

Agrupa investigações acerca das relações entre instituições, atores coletivos e cidadãos no processo de formulação e gestão de políticas públicas nos mais variados setores. São contempladas investigações que tomam como objeto interações ou processos participativos formalizados, como as experiências dos conselhos gestores e conferências, e também as não institucionalizadas, protagonizadas por atores coletivos como movimentos sociais, grupos de interesses e associações, bem como por cidadãos individualizados. Essas pesquisas podem adotar perspectivas sincrônicas ou diacrônicas, focalizando um objeto específico ou adotando modelos comparados. Os estudos devem contribuir para o aprimoramento dos processos participativos com a produção de relatórios técnicos e instrumentos normativos que aprofundem a interface entre instituições públicas e sociedade civil na produção de políticas públicas.

Professores:

Carla Cecília Rodrigues Almeida

Celene Tonella

Ednaldo Ribeiro

William Borges

 

Políticas de Saúde e Educação

Contempla pesquisas sobre formulação, implementação e modelos avaliativos de políticas voltadas para a promoção do bem-estar físico e mental dos cidadãos e também para o seu desenvolvimento intelectual e profissional. São incentivados estudos focalizando especificamente um programa ou ação, mas também iniciativas comparativas que resultem em diagnósticos e proposições que subsidiem a melhoria em processos de formulação, implementação e avaliação nessas áreas de atuação.

Professores:

Isabel Cristina Rodrigues

Lilian Denise Mai

Marivânia Conceição de Araújo

Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Rozilda das Neves Alves

 

Políticas Públicas e Desenvolvimento

Reune pesquisas sobre políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico, social e ambiental nos níveis municipal, estadual e federal. A ênfase dessas pesquisas recai sobre as iniciativas que visam promover o bem-estar dos cidadãos por meio de programas de transferência de renda, previdência, assistência social, habitação e urbanismo, saneamento básico, desenvolvimento rural e preservação ambiental. São incentivadas abordagens metodológicas qualitativas ou quantitativas, focalizando políticas específicas, mas também análises comparativas em perspectiva diacrônica ou sincrônica. Essas pesquisas devem gerar tanto relatórios técnicos avaliativos, quanto propostas inovadoras de implementação e gestão de programas e políticas que reduzam as desigualdades sociais por meio do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Professores:

Ana Lúcia Rodrigues

Décio Speradio

Fabíola Cordovil

José Henrique Rollo Gonçalves

Simone Pereira

Wania R. Silva

 

Justiça, Segurança Pública e Cidadania

Reúne pesquisas sobre o acesso à justiça, modelos de segurança pública e políticas públicas  endereçadas à populações carcerárias. Contempla análises sobre programas específicos, mas também análises comparadas em perspectiva diacrônica ou sincrônica. Espera-se que as investigações reunidas na linha resultem em diagnósticos substantivos que possam orientar a atuação de gestores e operadores dos poderes Judiciário e Executivo na formulação e implementação de políticas que promovam a cidadania por meio do acesso à justiça e políticas que segurança eficientes.

Professores:

Elflay Miranda

Érika Mendes de Carvalho

Geovanio Edervaldo Rossato

Gisele Mendes de Carvalho

Paulo Roberto de Souza

 

 


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