+

O PROGRAMA

Proporcionar a formação de quadros públicos competentes e com condições para construir e implementar políticas públicas mais amplas é a missão do PPP.
 
Os principais objetivos de nosso programa são a produção de conhecimentos sobre as políticas públicas e o monitoramento da realidade por meio da intervenção e do repasse do conjunto de conhecimento produzido.
 
Ao longo de 10 anos de atividade temos contribuído para:
1) Qualificação dos quadros públicos paranaenses responsáveis pela elaboração e implementação de políticas públicas em órgãos governamentais;
2) Para a formação e capacitação de gestores de políticas públicas na perspectiva de consolidação de capacidades e habilidades de reflexão analítica e sintética relacionadas com o planejamento, implementação e avaliação. 
3) Desenvolver estudos e pesquisas que favoreceram o conhecimento dos processos de que resultam as políticas públicas;
4) Oferecer instrumentos de planejamento que ampliam as dimensões técnicas da gestão, incorporando-lhes concepções sociais e políticas, sem as quais apenas são reproduzidos os mesmos problemas que se busca superar.
5) Favorecer a consolidação das Políticas Públicas no Paraná, que têm um processo incipiente de desenvolvimento;
6) Contribuir para a consolidação dos grupos de pesquisa em funcionamento no Departamento de Ciências Sociais da UEM e no Observatório das Metrópoles;
7) Aumentar do número de vagas, em nível de pós-graduação, ofertadas pela Universidade Estadual de Maringá, auxiliando na qualificação de profissionais que atuam no Estado do Paraná e que demandam esse tipo de formação.  
 
Dentre os fatores que impulsionaram a oferta do curso, destacamos a existência do Observatório das Metrópoles  - Núcleo Região Metropolitana de Maringá. O núcleo integra uma rede nacional de pesquisadores na área de Políticas Públicas e Estudos Urbanos e Regionais (Observatório das Metrópoles - IPPUR/UFRJ). Na UEM, O Observatório aglutina docentes e discentes principalmente dos Departamentos de Ciências Sociais, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Estatística, Fundamentos de Educação, Geografia, Direito Público e Enfermagem.
 
Desde a sua primeira turma o mestrado tem sido apoiado financeiramente pelo governo estadual, por meio da sua Escola de Gestão. Em razão desse convênio os alunos de todas as turmas são selecionados exclusivamente dentre os quadros de nível superior do funcionalismo estadual, o que possibilita que a produção técnica e científica do Programa seja mais diretamente aplicável à melhoria dos serviços públicos prestados à população paranaense. 
 
Atualmente na quarta turma, o esforço coletivo de todos os envolvidos continua sendo voltado para disponibilizar aos atores da governança urbana e dos processos de gestão pública um espaço de reflexão e formação para o desenvolvimento econômico e social no âmbito estadual e regional.
 
O convênio com a Escola de Gestão foi recentemente renovado para o funcionamento de mais uma turma, a ser iniciada no segundo semestre de 2019. Negociações avançadas com outros órgãos estão em curso para a abertura de novas turmas para formação de quadros do poder judiciário no planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas. 
 
Em razão do convênio com o Governo Estadual, o programa abre novas turmas apenas cada dois anos. A quarta turma atualmente em funcionamento foi selecionada, portanto, no ano de 2017, quando foram ofertadas 30 vagas, para as quais se inscreveram 68 candidatos. Após o processo seletivo as 30 vagas foram ocupadas. Em 2018 não houve abertura de vagas e a quinta turma será selecionada no primeiro semestre de 2019.